Lista de Definições
Abstração: discriminação baseada em uma propriedade singular do estímulo.
Abulia (ou estafa): baixa freqüência de comportamento por custo alto da resposta.
Acompanhamento público: forma de aprender a responder a eventos privados, onde um sujeito observa estímulos que produzem estimulação privada*
Adaptação: redução de um comportamento operante, por apresentação prolongada de um estímulo.
Ambiente: todo conjunto de eventos que afetam e são afetados pelo comportamento dos organismos.
Ameaça: tipo de regra em que seu fornecedor especifica e medeia conseqüências aversivas para seu não cumprimento.
Agosto 2005
Vocabulário da Análise do Comportamento: Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior e col.2
Análise Aplicada do Comportamento (AAC): área de intervenção e aplicação do conhecimento produzido pela Análise do Comportamento.
Análise do Comportamento (AC): área de investigação conceitual, empírica e aplicada do comportamento.
Análise Experimental do Comportamento (AEC): área de pesquisa e produção empírica da Análise do Comportamento.
Ansiedade: resposta emocional que ocorre frente a um estímulo pré-aversivo*
Aprendizagem: processo pelo qual um comportamento é adicionado ao repertório do organismo*
Aprendizagem estado-dependente: aprendizagem que tem maior probabilidade de ser demonstrada quando o aprendiz está no mesmo contexto em que ocorreu a aprendizagem original.
Aprendizagem implícita: demonstração de aprendizagem, sem ter ocorrido discriminação de regras pelo aprendiz.
Aprendizagem incidental: ocorrência de aprendizagem sem ter havido arranjo de contingências.
Aprendizagem intencional: ocorrência de aprendizagem tendo havido arranjo de contingências.
Aprendizagem latente: desempenho sutil de aprendizagem que não envolve reforçadores usuais (alimento,água, etc)*
Aprendizagem vicariante: aprendizagem baseada no responder de outro organismo, e em suas conseqüências*
Atenção: é um operante discriminado com base na história de reforçamento de responder a um estímulo ou a propriedade de um estímulo.
Ato falho: emissão de uma resposta verbal com baixa probabilidade de ser reforçada pela audiência, no lugar de uma resposta verbal que teria maiores chances de estar sob seu controle*
Atraso de reforço: tempo longo entre a emissão de uma reposta e o fornecimento do reforço*
Audiência: estímulos discriminativos que controlam a emissão de comportamentos verbais.
Auto-estima: nome que descreve comportamentos de pessoas que possuem grande histórico de obtenção de reforços positivos em situações de interação social.
Auto-reforço: apresentação de um reforçador, por parte do próprio indivíduo, para um comportamento que ele mesmo emitiu.
Auto-regras: tipo de regras emitidas e seguidas pelo próprio sujeito, e que exercem controle sobre seu comportamento*
Autoclítico: operante verbal que modifica o próprio comportamento verbal e que aumenta a discriminação pela audiência da verbalização do falante.
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Vocabulário da Análise do Comportamento: Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior e col. 3
Auto-confiança: nome que descreve comportamentos de pessoas que possuem grande histórico de obtenção de reforços positivos em situações de manipulação do ambiente não social.
Autocontrole: nome dado a um responder que se encontra mais sob controle de consequências atrasadas do que de imediatas*
Behaviorismo Metodológico: base filosófica adotada nos primórdios do surgimento do Behaviorismo*
Behaviorismo Radical: área que serve de base para o estudo filosófico, conceitual e histórico da Análise do Comportamento*
Bloqueio: interferência no condicionamento respondente com um estímulo devido a um condicionamento prévio com outro.
Cadeia comportamental: comportamentos unidos por estimulação comum*
Ciências do comportamento: conjunto de áreas do conhecimento que têm algum interesse no estudo do comportamento dos organismos*
Classe: grupo de estímulos ou respostas que partilham propriedades ou características comuns, tais como topografia ou função.
Classe de conseqüências: grupo de estímulos conseqüentes que são similarmente efetivos no controle de uma resposta*
Classe de equivalência: grupo de estímulos arbitrários que partilham as propriedades de equivalência*
Classe de estímulos: grupo de estímulos antecedentes que são capazes de evocar uma mesma resposta*
Classe de respostas (ou operante): grupo de comportamentos que possuem a mesma função frente a uma estimulação*
Coerção: controle do comportamento por meio de reforçamento negativo ou punição.
Colagem de estímulos: somatório de todos os estímulos presentes no ambiente em um dado momento.
Competição: comportamentos de dois ou mais sujeitos em relação a um reforçador que não beneficia todos os envolvidos.
Competição de resposta: redução de uma resposta pelo tempo ou esforço envolvido no responder concorrente.
Comportamento: interação entre um organismo e seu mundo histórico e imediato.
Comportamento adjuntivo: comportamento excessivo que ocorre em função da alteração do valor reforçador de uma outra contingência e que não possui relação direta com as variáveis que usualmente controlariam a
resposta*
Comportamento colateral: comportamento que aparece conjuntamente e sistematicamente com um comportamento reforçado, mas que não possui relação com a contingência (reforçado por acaso).
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Vocabulário da Análise do Comportamento: Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior e col.4
Comportamento de ordem superior: tipo de comportamento com base em uma discriminação relacional.
Comportamento governado por regras: comportamentos operantes controlado por descrições das contingências ambientais*
Comportamento intermediário: variações no responder, que geralmente ocorrem no início ou no meio do intervalo entre estímulos*
Comportamento intrusivo: comportamentos de origem filogenética que surgem no meio de desempenhos operantes.
Comportamento modelado pelas contingências: comportamentos operantes controlados diretamente pelas contingências ambientais*
Comportamento operante (ou instrumental): tipo de comportamento onde sua maior fonte de controle encontra-se nos de estímulos conseqüentes.
Comportamento privado ou encoberto: comportamentos aos quais só a própria pessoa que os emite tem acesso*
Comportamento respondente (ou reflexo): tipo de comportamento onde a maior fonte de controle encontra-se nos estímulos antecedentes.
Comportamento social: comportamento de duas ou mais pessoas em relação a uma outra ou em conjunto, em relação a um ambiente comum*
Comportamento supersticioso: tipo de comportamento modificado, mantido ou estabelecido devido a uma relação acidental com um reforçador*
Comportamento verbal: comportamento que exige a presença de reforço mediacional e treino específico do falante e ouvinte na comunidade verbal para que ocorra*
Comunidade verbal: grupo de pessoas que possuem treino semelhante na emissão de comportamentos verbais.
Conceito: uma classe de estímulos onde seja possível observar processos de generalização intraclasse e discriminação interclasses.
Condicionamento: é uma alteração no responder, sob influência do ambiente.
Condicionamento avaliativo: mudança do valor hedônico de estímulos através de condicionamento Pavloviano.
Condicionamento clássico, pavloviano ou respondente: processo pelo qual um estímulo neutro adquire funções similares as de um estímulo incondicionado através de emparelhamentos prévios*
Condicionamento de atraso: tipo de condicionamento respondente onde o estímulo neutro é apresentado em
um intervalo longo (maior que cinco segundos) antes do início da ocorrência do estímulo incondicionado – o estímulo neutro fica presente ao longo do intervalo.
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Vocabulário da Análise do Comportamento: Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior e col.5
Condicionamento de ordem múltipla: é a mistura de condicionamentos respondentes simples, de segunda ordem e/ou de nível mais elevado.
Condicionamento de segunda ordem (ou de ordem superior): tipo de condicionamento respondente onde o estímulo neutro é emparelhado com um estímulo que já foi condicionado, e não por um estímulo incondicionado.
Condicionamento de traço: tipo de condicionamento respondente onde o estímulo neutro é apresentado em um intervalo longo (maior que cinco segundos) antes do início da ocorrência do estímulo incondicionado – o estímulo neutro desaparece durante o intervalo.
Condicionamento diferencial: tipo de condicionamento respondente onde um primeiro estímulo torna-se um estímulo condicionado por preceder o estímulo incondicionado, enquanto um segundo estímulo não adquire essa mesma função porque nunca o precede.
Condicionamento falso (pseudo-condicionamento): a eliciação do responder por um estímulo como resultado de sua apresentação no mesmo contexto que outro, embora nenhum dos dois tenha sido apresentado de umaforma contingente*
Condicionamento operante: processo pelo qual uma resposta tem sua freqüência alterada, devido às conseqüências passadas dessa ação.
Condicionamento reverso: tipo de condicionamento respondente onde o estímulo neutro é apresentado após o término da ocorrência do estímulo incondicionado*
Condicionamento simultâneo: tipo de condicionamento respondente onde o estímulo neutro é apresentado em um intervalo menor ou igual a cinco segundos antes do início da ocorrência do estímulo incondicionado*
Condicionamento temporal: tipo de condicionamento respondente onde o estímulo incondicionado é apresentado repetidas vezes em intervalos regulares.
Conflito: são alterações em um desempenho que ocorrem devido à existência de comportamentos ou conseqüências incompatíveis em um mesmo contexto de emissão*
“Congruence” (congruência): comportamento de seguir regras no qual o ouvinte é controlado tanto pelas suas relações com seu ambiente, quanto pelas suas relações com o fornecedor da regra.
Conhecimento explícito: domínio de determinado repertório de forma verbal*
Conhecimento tácito: domínio de determinado repertório de forma não verbal*
Consciência: nome usado quando um organismo se encontra em estado de vigília; quando emite tatos sobre alguma situação; ou quando discrimina variáveis de controle de algum comportamento.
Conseqüência: evento que ocorre após uma resposta e que possui alguma relação de controle sobre a mesma.
Contigüidade: justaposição de dois ou mais eventos que ocorrem simultaneamente ou muito próximos um do outro*
Contingência: componentes das relações comportamentais que apresentam relação de dependência entre si*
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Vocabulário da Análise do Comportamento: Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior e col.6
Contingência de reforçamento: unidade de análise no nível ontogenético – relação entre os comportamentosdo indivíduo e suas conseqüências.
Contingência de sobrevivência: unidade de análise nível filogenético – relação entre os comportamentos da espécie e suas conseqüências.
Contingência próxima: contingência mais imediata que mantém o comportamento governado por regras*
Contingência última: contingência de longo prazo que mantém o comportamento governado por regras*
Contingências entrelaçadas: é quando o comportamento de um indivíduo tem papel de ação e de ambiente comportamental para a ação de outros indivíduos*
“Contra-pliance”: tipo de pliance onde a resposta dada pelo ouvinte é contrária à especificada pela regra, porém ainda sob o controle do falante*
“Contra-tracking”: tipo de tracking onde a resposta dada pelo ouvinte é contrária à especificada pela regra, porém ainda sob o controle da relação com o meio físico*
Contra-condicionamento: imposição de um novo condicionamento respondente a um anterior que possua propriedades antagônicas.
Contracontrole: resposta comum decorrente de um processo de punição que visa esquiva da estimulação aversiva ou ataque ao agente punidor.
“Contrance” (contraste): comportamento de seguir regras no qual o ambiente e o fornecedor das regras provêm conseqüências conflitivas para o ouvinte (uma reforçadora e outra aversiva).
Controle de estímulos: refere-se à extensão na qual o valor de um estímulo antecedente determina a probabilidade de ocorrência de uma resposta.
Cooperação: comportamentos entre dois ou mais sujeitos em relação a um reforçador que beneficia todos os envolvidos.
Cópia: resposta verbal escrita derivada de estimulação verbal também escrita*
Correspondência ponto a ponto: é uma relação entre um estímulo discriminativo e a resposta que ele controla, na qual cada componente do estímulo controla sua parte correspondente da resposta*
CR (ou RC) – sigla que indica a resposta condicionada em um paradigma respondente.
Criatividade: nome usado para indicar a emissão de um comportamento que difere de outros emitidos nas mesmas circunstâncias (comportamento novo).
CS (ou EC) – sigla que indica o estímulo condicionado em um paradigma respondente.
Cultura: conjuntos de comportamentos que são ou não reforçados e/ou punidos por um grupo de pessoas em um ambiente comum.
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Vocabulário da Análise do Comportamento: Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior e col.7
Custo da resposta: condições necessárias para uma resposta ocorrer*
Desamparo aprendido: retardamento na aquisição do responder de fuga e esquiva, produzido por uma história em que o responder durante estímulos aversivos não teve conseqüências reforçadoras*
Desempenho incompatível: tipo de efeito de um operante concorrente, onde os desempenhos com probabilidade semelhante de ocorrer, são impossíveis de ocorrer ao mesmo tempo.
Deslocamento: é um processo em que um comportamento com alta probabilidade que não pôde ser emitido,
ocorre em um contexto similar, mas com baixa probabilidade de ser punido*
Determinismo probabilístico: chance relativa de um determinado evento X causar uma resposta Y.
Diferenciação de respostas: restrição dos efeitos do reforço, extinção ou punição dentro dos limites de uma classe operante.
Discriminação condicional: procedimento de discriminação que envolve estímulos condicionais*
Discriminação de estímulos: é um responder de maior probabilidade frente a um estímulo, em comparação com outro.
Discriminação interclasses: processo de discriminação de estímulos pertencentes a classes diferentes*
Discriminação relacional (ou aprendizagem relacional): é um responder a uma relação observada entre estímulos e não às suas propriedades físicas*
Discriminação temporal: discriminação baseada em propriedades temporais dos estímulos.
Ditado: resposta verbal escrita derivada de estimulação vocal.
DRA: reforçamento diferencial de comportamento alternativo*
DRH: reforçamento diferencial de altas taxas de respostas*
DRI: reforçamento diferencial de comportamento incompatível*
DRL: reforçamento diferencial de taxas baixas de respostas*
DRO: reforçamento diferencial de qualquer outro comportamento (que não um em especial)*
DRP: reforçamento diferencial de responder espaçado*
Ecóico: uma resposta verbal vocal derivada de estimulação também vocal*
Efeito de Garcia: um estímulo gustativo se torna facilmente um CS eliciando uma CR de aversão depois de emparelhamentos com um US que elicia uma UR de enjôo*
Eliciar: termo que se relaciona à ocorrência de uma resposta respondente.
Elo de cadeia: estímulos dentro de uma cadeia comportamental – função de ocasião e de reforço.
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Vocabulário da Análise do Comportamento: Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior e col. 8
Emitir: termo que se relaciona à ocorrência de uma resposta operante.
Emoção: nome usado para descrever uma série de comportamentos principalmente respondentes, de ocorrência pública ou privada, de natureza orgânica ou aprendida, de acordo história do falante e cultura.
Emparelhar: dispor estímulos diferentes de forma contingente e sistemática em procedimentos respondentes*
Ensinar: arranjar contingências de reforço.
Episódio verbal: termo utilizado para descrever uma situação onde há a presença de comportamentos de ouvinte e falante.
Equivalência de estímulos: relação entre estímulos produzida por discriminação condicional, que partilham entre si todas as propriedades das relações emergentes de reflexividade, simetria e transitividade.
Esquema: especificação dos critérios pelos quais as respostas tornam-se elegíveis para produzir reforçadores.
Esquema ajustável: esquema que varia em função de alguma propriedade de desempenho.
Esquema alternativo: esquema em que uma resposta é reforçada quando qualquer um dos dois ou mais requisitos é satisfeito.
Esquema compassado: esquema que faz uso do DRP.
Esquema composto: esquema que combina dois ou mais esquemas componentes.
Esquema conjuntivo: esquema que reforça uma resposta quando cada um dos dois ou mais requisitos dos esquemas são satisfeitos.
Esquema de intervalo: esquema em que um tempo mínimo deve transcorrer antes que uma resposta seja reforçada*
Esquema de razão: esquema em que um número específico de respostas deve ser emitido antes que a última seja reforçada*
Esquema de tempo: esquema em que um tempo mínimo deve transcorrer antes que uma resposta seja reforçada – a apresentação do reforçador independe de qualquer resposta.
Esquema encadeado: esquema composto, no qual os reforçadores são produzidos pelo completar sucessivo de mais de um esquema componente – presença de estímulos diferentes.
Esquema encadeado concorrente: esquemas concorrentes em que os reforçadores são em si mesmos esquemas que operam separadamente e na presença de diferentes estímulos.
Esquema intercruzado: esquema em que as propriedades de intervalos entre respostas variam juntos de acordocom alguma função comum (um afeta o outro).
Esquema misto: esquema composto com dois ou mais componentes que operam em alternação na presença do mesmo estímulo.
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Esquema múltiplo: esquema composto com dois ou mais componentes que operam em alternação na presença de estímulos diferentes.
Esquema progressivo: esquema em que os requisitos mudam progressivamente em cada reforçador.
Esquema Tandem: esquema composto, no qual os reforçadores são produzidos pelo completar sucessivo de mais de um esquema componente – presença de um mesmo estímulo.
Esquemas concorrentes: dois ou mais esquemas que operam simultânea e independentemente, cada um para uma resposta diferente.
Esquemas conjuntos: dois ou mais esquemas componentes, geralmente envolvendo diferentes reforçadores, operando para uma única resposta.
Esquemas fixos: baseados em número fixo de respostas, intervalo ou tempo para liberar reforçador.
Esquemas randômicos: baseados em uma probabilidade para liberação do reforçador – número de respostas, intervalo ou tempo aleatórios.
Esquemas variáveis: baseados em média de respostas, intervalo ou tempo para liberar reforçador.
Esquiva: prevenção de uma estimulação aversiva por uma resposta.
Estímulo: qualquer evento físico ou combinação de eventos relacionados com a ocorrência de uma resposta.
Estímulo apetitivo ou estímulo reforçador: qualquer evento que quando apresentado aumenta a freqüência de um comportamento e que quando retirado diminui a sua freqüência.
Estímulo aversivo ou estímulo punidor: qualquer evento que quando apresentado diminui a freqüência de um comportamento e que quando retirado aumenta sua freqüência.
Estímulo condicionado: estímulo que adquire as propriedades do estímulo incondicionado por acompanhá-lo fidedignamente em um processo de aprendizagem*
Estímulo condicional: estímulo que sinaliza qual contingência de três termos está em vigor*
Estímulo contextual: estímulo que sinaliza qual contingência de quatro termos está em vigor*
Estímulo incondicionado: estímulo que possui suas propriedades de reforçamento, aversividade ou eliciação devido à história filogenética*
Estímulo neutro: estímulo que, sem condicionamento, não elicia respostas reflexas*
Estímulo pré-aversivo: estímulo que precede seguramente um estímulo aversivo*
Estímulo verbal: estímulo produzido por um comportamento verbal.
Evento antecedente: quaisquer eventos que ocorram antes da emissão de uma resposta – com ou sem relação de contingência.
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Vocabulário da Análise do Comportamento: Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior e col. 10
Evento subseqüente: evento que ocorrem após a emissão de uma resposta e que não possui relação de controle sobre a mesma.
Evocar: termo utilizado quando se tem dúvidas se um comportamento foi emitido ou eliciado*
Explicação circular: é quando a explicação de um dado evento é a sua própria evidência*
Extinção operante: quebra da relação de contingência entre uma resposta e uma conseqüência pela suspensão do reforçamento*
Extinção respondente: quebra da relação de contingência entre um estímulo antecedente e uma resposta pela apresentação sucessiva do CS sem o US.
“Fading” (esvaecimento): é a transferência gradativa do controle de um comportamento de um estímulo para outro.
“Fading in”: é a transferência gradativa do controle de um comportamento, de um número pequeno de estímulos para um número maior.
“Fading out”: é a transferência gradativa do controle de um comportamento, de um número grande de estímulos para um número menor.
“Feedback”: estímulo ou propriedade de estímulo relacionado ao, ou produzido pelo, próprio comportamento do organismo. O estímulo pode mudar o comportamento, que, por sua vez, pode mudar o estímulo.
FI (ou IF): sigla que indica esquema de intervalo fixo.
Ficção explanatória: consiste em dar um nome ao que se pretende explicar*
Filogênese: história evolucionária da espécie.
Fixação funcional: tentativa repetida de solucionar um problema da mesma maneira.
FR (ou RF): sigla que indica esquema de razão fixa.
Freqüência de respostas: total de respostas por um tempo fixo.
FT (ou TF): sigla que indica esquema de tempo fixo.
Fuga: é a interrupção de uma estimulação aversiva por uma resposta.
Generalização de estímulos: é um responder de probabilidade similar na presença de estímulos diferentes.
Generalização intraclasse: processo de generalização de estímulos pertencentes a uma mesma classe*
Gradiente: medida do responder durante diferentes estímulos como uma função de sua localização ao longo deum contínuo*
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Grupo controle: grupo de sujeitos de um procedimento experimental que não são submetidos à variável independente.
Grupo experimental: grupo de sujeitos de um procedimento experimental que são submetidos à variável independente.
Hábito: comportamento recorrente ou altamente resistente à mudança.
Habituação: redução no comportamento respondente, ao longo de repetidas apresentações de um estímulo.
História comportamental: condições a que um organismo tem sido exposto e que afetam seu comportamento presente.
Imediaticidade: conseqüenciação de um comportamento logo após sua emissão*
Impulsividade: nome dado a um responder mais sob o controle de conseqüências imediatas do que de atrasadas*
Inconsciente: nome usado quando um organismo não se encontra em estado de vigília; quando não se emite tatos sobre alguma situação; ou quando não discrimina variáveis de controle de algum comportamento.
Independência funcional: observação de relação entre eventos, sem manipulação direta dos mesmos.
Indução de respostas: é a difusão dos efeitos do reforço, punição ou extinção para fora dos limites de uma classe operante.
Inibição condicionada: é quando um estímulo (A) antes emparelhado com alta correlação com US deixa de produzir CR devido a um outro emparelhamento com um estímulo (B) de baixa correlação com US (estímulo composto A+B).
Inibição latente: é o impedimento, por algum motivo, de um estímulo neutro se tornar um CS.
“Insight”: solução súbita de um problema, sem tentativas aparentes ou sem clareza dos passos de sua resolução.
Instrução: Sd verbal que descreve seqüências de comportamentos.
Instrutor: pessoa que se comporta como modelo, ensinando os passos para se emitir algum desempenho final.
Inteligência: nome que indica sucesso na emissão de algum comportamento específico.
Intraverbal: resposta verbal controlada por estimulação também verbal*
IRT (ou TER): tempo entre duas respostas.
Lapso de memória: interrupção repentina do comportamento de falar ou pensar sobre um tema específico*
Latência: intervalo de tempo entre o aparecimento de um estímulo e a evocação de uma resposta.
“Learning set” (aprender a aprender): melhoria no desempenho, velocidade e acurácia em um processo de aprendizagem, devido à exposição a outros treinos de aprendizagem no passado.
Agosto 2005
Vocabulário da Análise do Comportamento: Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior e col.12
Lei da igualação: taxas relativas de diferentes respostas tendem a se igualar às taxas relativas de reforços que elas produzem.
Lei do efeito: todo ato que produz satisfação tende a se repetir, enquanto todo ato que produz desconforto tende a não se repetir*
Lembrar/recordar: resposta privada ocasionada por um estímulo que já não está presente publicamente.
Liberdade: diz da emissão de comportamentos sem presença de coerção.
Limiar absoluto: intensidade mínima de um estímulo para evocar uma resposta.
Limiar diferencial: é o valor mínimo para descobrir a diferença de intensidade de um estímulo.
Linguagem: práticas verbais compartilhadas por membros de uma comunidade verbal.
Linha de base (ou nível operante): medida estável de um desempenho inicial sobre o qual são aplicados os procedimentos experimentais.
Magnitude: força de uma resposta*
Mando: resposta verbal controlada por uma operação estabelecedora*
Mando distorcido: resposta verbal com controle diferente do especificado*
Mando impuro: resposta verbal com forma de mando e função de tato*
Mando mágico: generalização do comportamento de “mandar” para situações onde o controle verbal é impossível*
Mando supersticioso: estabelecimento do comportamento de “mandar” devido a reforço acidental*
“Match-to-sample”: procedimento de escolha conforme o modelo que envolve discriminação condicional*
Membro de cadeia: respostas dentro de uma cadeia comportamental.
Mentalismo: tipo de eventos mentais que são usados para explicar comportamentos.
Metacontingência: unidade de análise no nível cultural – relação entre práticas culturais e suas conseqüências.
Método experimental: um dos métodos usados pela ciência, que visa descobrir as relações de dependência entre os eventos da natureza*
Modelação: apresentação de um comportamento a ser imitado*
Modelagem: modificação gradual de alguma propriedade do responder através do reforço diferencial por aproximações sucessivas.
NS (ou EN): sigla que indica estímulo neutro em um paradigma respondente.
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Vocabulário da Análise do Comportamento: Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior e col.13
Ocasião: circunstâncias sob as quais uma resposta opera.
Ofuscação: é quando um dos elementos de um estímulo composto emparelhado com US adquire um poder maior de eliciar o CR do que o outro elemento (maior saliência).
Ontogênese: história de aprendizagem de um organismo.
Operação estabelecedora: é uma operação que altera o valor reforçador de uma conseqüência e que aumenta a probabilidade de ocorrência de comportamentos relacionados a estes estímulos*
Operação estabelecedora condicionada: tipos de operações estabelecedoras de origem ontogenética.
Operação estabelecedora condicionada reflexiva: envolve uma relação entre a apresentação sistemática de um evento e a retirada de um estímulo aversivo. Este estímulo adquire propriedades motivacionais de esquiva*
Operação estabelecedora condicionada substituta: envolve uma correlação temporal de um evento, previamente neutro, que antecede sistematicamente uma operação estabelecedora incondicionada ou condicionada, adquirindo assim suas funções motivacionais*
Operação estabelecedora condicionada transitiva: relaciona-se com o conceito de reforçador condicionado condicional. Estabelece condições para que reforçadores condicionados adquiram funções motivacionais, apartir de uma outra operação estabelecedora condicionada*
Operação estabelecedora incondicionada: tipos de operações estabelecedoras de origem filogenética*
Operacionalização de termos: explicar conceitos com base nas operações que eles descrevem.
Operante discriminado: comportamento operante sob o controle de certos estímulos, e não de outros.
Operante livre: é a condição na qual o organismo fica para emitir a próxima resposta, após ter finalizado uma anterior.
Operantes concorrentes: duas ou mais classes de respostas alternativas com probabilidade semelhante de ocorrência (compatíveis ou incompatíveis).
Organismo: fonte de emissão de comportamentos.
Pensamento: comportamento privado que ocorre no estado de vigília.
Período crítico: qualquer período de tempo ao qual se limita à operação de um processo comportamental.
Perito: pessoa que se comporta como modelo, apresentando apenas o passo final de algum desempenho.
Personalidade: nome usado para descrever padrões comportamentais relativamente estáveis em determinadas
condições ambientais.
“Plience” (complacência): comportamento de seguir regras sob o controle das relações do ouvinte com o
fornecedor da regra*
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Potenciação: aumento, ao longo de apresentações repetidas, no comportamento respondente eliciado por um
estímulo*
Prática cultural: conjunto de contingências entrelaçadas de reforçamento, no qual o comportamento e os
produtos comportamentais de cada participante funcionam como eventos ambientais com os quais o
comportamento de outros indivíduos interagem*
Pré-condicionamento sensorial: tipo de condicionamento de ordem superior em que uma relação contingente
entre dois estímulos precede a ocasião em que um deles será empregado como CS*
Precorrente: respostas que antecedem uma resposta final de solução de um problema e que aumentam a
probabilidade de sua ocorrência (verbal ou não verbal).
Princípio de Premack: estímulos reforçadores e punidores são definidos pela alteração na freqüência dos
comportamentos que os produziram*
Privação: redução na disponibilidade de um reforçador – aumenta a probabilidade de ocorrência de
comportamentos que produzam esse estímulo.
Probabilidade: é a freqüência que um evento ocorre dividido pela freqüência possível.
“Probe” (sondagem): dica verbal na qual o falante não discrimina a resposta final.
Problema: é a baixa probabilidade de emissão de uma resposta frente a uma determinada estimulação.
Processo comportamental: é uma mudança no comportamento no tempo (ou tentativas no tempo) em que um
procedimento constante é mantido em efeito.
“Prompt” (incitação): dica verbal na qual o falante discrimina a resposta final.
Propriedades comuns: forma de aprender a responder a eventos privados, que se caracteriza basicamente por
um processo de generalização: uma resposta pública possui função similar à mesma resposta de forma privada*
Punição: processo comportamental utilizado para reduzir a freqüência de um comportamento*
Punição negativa: processo operante em que a retirada de um estímulo conseqüente (reforçador), diminui a
freqüência de uma resposta.
Punição positiva: processo operante em que a apresentação de um estímulo conseqüente (aversivo), diminui a
freqüência de uma resposta.
Punidor primário: tipo de estímulo punidor que teve sua função estabelecida devido à história filogenética.
Punidor secundário: tipo de estímulo punidor que teve sua função estabelecida devido à história ontogenética.
Quadro relacional: descrição das relações que caracterizam uma classe de ordem superior, especialmente em
casos de controle de estímulos complexo*
Recompensa: fornecimento de benefício ou premiação frente a determinado comportamento*
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Recuperação espontânea: um aumento no responder após um período de decréscimo ou ausência de respostas*
Redução da resposta: forma de aprender a responder a eventos privados, onde um resposta pública, ganha
gradativamente, controle privado*
Reflexividade: uma vez apresentado um estímulo A como modelo, ser capaz de responder a ele também como
comparação (A-A)*
Reflexo condicionado: eliciação de uma resposta condicionada (CR) por um estímulo que fora condicionado
(CS)*
Reflexo incondicionado: eliciação de uma resposta incondicionada (UR) por um estímulo incondicionado
(US)*
Reforçador arbitrário: tipo de estímulo reforçador que para ser eficaz depende de um estado de privação de
uma segunda pessoa*
Reforçador extrínseco: tipo de estímulo reforçador que possui uma relação arbitrária com as respostas que o
produzem*
Reforçador generalizado: tipo de estímulo reforçador secundário que se relaciona com vários reforçadores
primários*
Reforçador intrínseco: tipo de estímulo reforçador que possui uma relação direta com as respostas que o
produzem*
Reforçador natural: tipo de estímulo reforçador que para ser eficaz depende do estado de privação da própria
pessoa*
Reforçador primário: tipo de estímulo reforçador que teve sua função estabelecida devida à história
filogenética.
Reforçador secundário: tipo de estímulo reforçador que teve sua função estabelecida devido à história
ontogenética.
Reforçador social: tipo de estímulo reforçador que depende da mediação de um outro organismo para ser
liberado*
Reforçamento: processo comportamental utilizado para aumentar a freqüência de um comportamento*
Reforçamento acidental: processo onde se nota uma coincidência entre a ocorrência de um comportamento e a
liberação de um reforçador*
Reforçamento contínuo (ou CRF): processo de reforçamento de todas as respostas dentro dos limites de uma
classe operante.
Reforçamento diferencial: processo onde algumas respostas são escolhidas para serem reforçadas e outras
não*
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Vocabulário da Análise do Comportamento: Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior e col.
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Reforçamento intermitente: processo de reforçamento de algumas, mas não de todas as respostas dentro dos
limites de uma classe operante.
Reforçamento negativo: processo operante em que a retirada de um estímulo conseqüente (aversivo), aumenta
a freqüência de uma resposta.
Reforçamento positivo: processo operante em que apresentação de um estímulo conseqüente (reforçador),
aumenta a freqüência de uma resposta.
Regra: descrição verbal de uma contingência que exerce controle sobre o comportamento*
Regra descritiva (ou implícita): regra em que um ou mais termos da contingência que está em vigor não estão
descritos*
Regra prescritiva (ou explícita): regra em que há a descrição dos três termos da contingência em vigor*
Relação emergente: é uma relação que emerge de subprodutos ou generalizações de estímulos ou respostas,
sem nunca ter havido treino direto*
Relação funcional: efeito de uma contingência, onde a ocorrência de um evento afeta a ocorrência do outro
(relação se… então…).
Repertório: comportamento que um organismo pode emitir, no sentido de que o comportamento existe em um
nível acima de zero, foi modelado ou, se extinto, pode ser rapidamente reinstalado.
Resistência: aumento de um limiar, pela apresentação de pequenas intensidades sucessivas de um estímulo.
Resposta: unidade de comportamento que afeta e é afetado por estímulos.
Resposta colateral: forma de aprender a responder a eventos privados, onde um sujeito observa um resposta
que geralmente acompanha uma estimulação privada*
Resposta controladora: resposta emitida que altera a probabilidade de ocorrência de uma outra resposta*
Resposta de observação: resposta que produz ou clarifica um estímulo discriminativo e que pode ser mantida
pela efetividade do estímulo como reforçador condicionado.
Resposta de orientação: resposta que coloca um organismo em posição de emitir outras respostas, ou que
permite que ele entre em contato com estímulos discriminativos.
Ressurgência (ou regressão): reaparecimento de um comportamento que já não estava ocorrendo no presente,
mas que era freqüente no passado*
S_ (S-delta): sinaliza a indisponibilidade de reforço e estabelece a ocasião para ocorrência de respostas que
evitem contato com estimulação aversiva.
Saciação: apresentação continuada de um reforçador – diminui a probabilidade de ocorrência de
comportamentos que produzam esse estímulo.
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Sd (estímulo discriminativo): sinaliza a disponibilidade de reforço e estabelece a ocasião para a ocorrência de
respostas que produzam reforçadores.
Seleção por conseqüências: modelo de explicação do comportamento formulado por Skinner, que postula que
os comportamentos da espécie, do indivíduo e as práticas culturais, são mantidas por suas conseqüências*
Sensibilização: rebaixamento de um limiar, pela apresentação de um outro estímulo no passado*
Sentimento: nome usado para descrever uma série de comportamentos principalmente operantes, de ocorrência
pública ou privada, de natureza orgânica ou aprendida, de acordo história do falante e cultura.
Significado: usos que fazemos das palavras, ou de outros comportamentos, de acordo com nossa história de
reforçamento.
Simetria: uma vez treinada uma relação A (modelo) = B (comparação), ser capaz de responder de forma
inversa (B-A)*
Simetria da transitividade: uma vez treinada uma relação A (modelo) = B (comparação) e outra B (modelo) =
C (comparação), ser capaz de responder diretamente a relação C-A.
Solução de problema: emissão de uma resposta que estava com probabilidade baixa frente à determinada
estimulação.
Sombreamento: atenuação do condicionamento respondente com um estímulo, por causa da presença de outro.
Sonho: comportamento privado que ocorre no estado de repouso.
Sublimação: é um processo em que um comportamento com alta probabilidade que não pôde ser emitido,
ocorre em um contexto diferente, mas com baixa probabilidade de ser punido*
Suborno: tipo de regra em que seu fornecedor especifica e medeia conseqüências reforçadoras para seu
cumprimento.
Sujeito ingênuo: organismo que participa de pesquisa, sem história prévia em outros procedimentos.
Supressão condicionada: redução no responder produzida direta ou indiretamente por um estímulo aversivo.
Tato: resposta verbal controlada por estímulos discriminativos não verbais*
Tato distorcido: resposta verbal com controle diferente do especificado*
Tato genérico: generalização dos efeitos do tato para estímulos que possuem várias características semelhantes
àquele que foi aprendido*
Tato impuro: resposta verbal com forma de tato e função de mando*
Tato metafórico: generalização dos efeitos do tato para um estímulo que possua pelo menos uma característica
semelhantes àquele que foi aprendido*
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Tato metonímico: generalização dos efeitos do tato para estímulos que não possuem características
semelhantes àquele que foi aprendido, somente o acompanharam no passado*
Tato por solecismo (ou catacrese): generalização dos efeitos do tato para estímulos que não possuem
características semelhantes àquele que foi aprendido, mas o substitui na ausência de um termo mais apropriado*
Tatos não tateáveis: tipo de resposta verbal que dificulta que o ouvinte entre em contato com as condições
reais do ambiente*
Tautologia: vício da linguagem que consiste em se falar, de diferentes maneiras, da mesma coisa*
Taxa de respostas: número de respostas por unidade de tempo.
Textual: resposta verbal vocal derivada de estimulação escrita.
“Time out” (pausa): período em que se retira um organismo do contato com reforçadores, visando diminuir a
freqüência de um comportamento específico*
Topografia de um comportamento: descrição de um comportamento com base na sua forma ou estrutura.
“Tracking” (trilha): comportamento de seguir regras sob controle das relações do ouvinte com seu ambiente*
Transitividade: uma vez treinada uma relação A (modelo) = B (comparação) e outra B (modelo) = C
(comparação), ser capaz de responder diretamente a relação A-C.
Treino: repetição das condições de condicionamento entre uma resposta e uma conseqüência em procedimentos
operantes*
UR (ou RI): sigla que indica a resposta incondicionada em um paradigma respondente.
US (ou EI): sigla que indica o estímulo incondicionado em um paradigma respondente.
Variável dependente: é o efeito observado na manipulação da VI*
Variável experimental: variável que é manipulada pelo experimentador*
Variável independente: são as variáveis que o experimentador manipula*
Variável sob observação: qualquer mudança ambiental que possa ter ou não relação com a variável
experimental*
Verbalização: emissão de respostas verbais por um falante.
Vernáculo: expressão da linguagem cotidiana que nomeia eventos do mundo*
VI (ou IV): sigla que indica esquema de intervalo variável.
VR (ou RV): sigla que indica esquema de razão variável.
VT (ou TV): sigla que indica esquema de tempo variável.
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“wordblend” (fusão de palavras): respostas verbais concorrentes que geram uma resposta verbal fundida, com
dois controles diferentes.
Lista de Anexos
*Acompanhamento público: Ex. ver alguém sendo picado por uma cobra e perguntar: “você está passando
mal?”, ou ver o número de horas que a pessoa passou acordada e falar: “você deve estar cansado”.
*Ansiedade: pode ser caracterizada por uma baixa emissão geral de comportamentos na ausência deste
estímulo ou por uma alta emissão de comportamentos de fuga ou esquiva.
*Aprendizagem: algumas formas pelas quais pode ocorrer a aprendizagem: por generalização, regras,
modelação com instrução, modelação sem instrução, modelagem, diferenciação de respostas, etc (em geral
observamos essa ordem quando queremos saber a velocidade de aquisição – da mais rápida a mais lenta).
*Aprendizagem latente: Ex. rato que explora um labirinto sem haver liberação de comida ou água, por
exemplo (o mero explorar seria reforçador).
*Aprendizagem vicariante: fatores que aumentam a probabilidade de ocorrer a aprendizagem vicariante:
similaridade entre o modelo e o observador; semelhança entre atividades realizadas; quando há a liberação de
reforçador por observar o modelo; quando o comportamento do modelo é saliente; quando o comportamento do
modelo é compatível com repertório do observador; quando o modelo entra em contato com conseqüências
reforçadoras após se comportar.
*Ato falho: tal fato ocorre devido a similaridade topográfica ou funcional com outra palavra e/ou por forte
operação estabelecedora em vigor. Ex. uma pessoa pode estar privada de comida e falar que quer um “pão” ao
invés de um “pano”, ao pedir ajuda a um amigo pra limpar sua mesa.
*Atraso de reforço: em geral quanto maior o atraso, menor a efetividade do reforço.
*Auto-regras: o falante e o ouvinte são a mesma pessoa (relação com autocontrole).
*Autocontrole: 1) em geral envolve: a) a de troca de um reforçador de menor magnitude a curto prazo, por
outro de maior magnitude a longo prazo; ou b) a submissão a uma condição aversiva de menor magnitude no
presente para evitar uma outra de maior magnitude no futuro; 2) técnicas: restrição física (tampar o nariz e a
boca para não espirrar), mudança de estímulos (sair com pouco dinheiro pra não comprar muita coisa), privação
(não fazer lanches durante o dia pra comer melhor nas refeições), saciação (fazer compras depois de jantar para
não comprar muita coisa de comer), manipulação de condições emocionais (pedir um favor para a pessoa
sorrindo), uso de estimulação aversiva (usar despertador para acordar), drogas (usar estimulantes para trabalhar
ficar acordado de madrugada), auto-reforço (programar alguns minutos de folga após horas de trabalho), etc.
*Behaviorismo Metodológico: terminologia decorrente da ênfase dada ao método utilizado (somente o estudo
de comportamentos observáveis).
*Behaviorismo Radical: duas explicações para o termo radical: a) nega radicalmente a existência de qualquer
metafísica no controle de comportamentos; b) estuda radicalmente todos os comportamentos.
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*Cadeia comportamental: um mesmo estímulo possui tanto função de reforçador condicionado para um
comportamento anterior da cadeia, quanto função estímulo discriminativo para a ocorrência do comportamento
seguinte.
*Ciências do comportamento: Ex. Análise do Comportamento, Etologia, Antropologia, etc.
*Classe de conseqüências: Ex. aluno que estuda sob controle de várias conseqüências: para obter elogios dos
pais, para evitar sermões dos professores e porque quer entrar em uma faculdade.
*Classe de equivalência: presença de bidirecionalidade – um mesmo estímulo pode funcionar como modelo ou
comparação Ex. um desenho de uma casa me permite dizer a palavra “casa” e a palavra “casa” me permite fazer
o desenho de uma casa.
*Classe de estímulos: Ex. ver um pastor alemão ou um dálmata permitem emitir a resposta verbal “cachorro”.
*Classe de respostas (ou operante): Ex: chorar ou fazer birra podem ser efetivos para uma criança conseguir
atenção.
*Comportamento adjuntivo: geralmente observada em esquemas longos de FI (também em extinção e
punição).
*Comportamento governado por regras: 1) em geral a aprendizagem é mais rápida, o comportamento é
menos preciso e é menos sensível à variações ambientais imediatas; 2) sempre envolve duas contingências:
próxima e última; 3) três critérios para se determinar se um comportamento está sendo controlado por regras – a)
uma regra deve anteceder a ocorrência do comportamento, b) a descrição da regra deve ser correspondente ao
comportamento emitido, c) o desempenho não varia substancialmente ao se alterar as conseqüências imediatas
da contingência.
*Comportamento intermediário: observados principalmente em comportamentos de superstição e ou no
condicionamento temporal.
*Comportamento modelado pelas contingências: em geral a aprendizagem é mais lenta, o comportamento é
mais preciso e mais sensível a variações ambientais imediatas.
*Comportamento privado ou encoberto: 1) são observáveis, porém com uma maior probabilidade de
discordância pública Ex: sonho e pensamento. 2) formas de aprender respostas privadas: acompanhamento
público, resposta colateral, redução da resposta, propriedades comuns.
*Comportamento social: Ex. dar prato de comida para necessitado. 1) a topografia de comportamentos sociais
e não sociais pode ser a mesma, com funções diferentes; 2) para ser social, a maior parte do controle do
comportamento deve atender ao estado de privação da outra pessoa, e não dela mesma.
*Comportamento supersticioso: não há relação de contingência (geralmente observado em esquemas de FT
curtos).
*Comportamento verbal: 1) apenas o comportamento do falante é verbal (o do ouvinte é considerado um
responder discriminado); 2) três situações onde reforço mediacional não é verbal: quando estes são equivalentes
a eventos físicos, eliciados ou acidentais; 3) operantes verbais: fala, mando, intraverbal, ecóico, cópia, ditado e
textual.
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*Condicionamento clássico, pavloviano ou respondente: 1) componentes de um condicionamento reflexo:
US-UR-N-CS-CR; 2) tipos de condicionamento: simultâneo, de traço, de atraso, temporal, reverso, diferencial,
de ordem superior – ou 2a ordem.
*Condicionamento falso (pseudo-condicionamento): Ex: um grande susto pode fazer com que um organismo
emita respostas semelhantes a outros estímulos que estavam presentes no momento.
*Condicionamento reverso: é considerado o tipo de condicionamento menos efetivo, geralmente observado
com o uso de estímulos aversivos.
*Condicionamento simultâneo: é considerado o tipo de condicionamento mais efetivo.
*Conflito: tipos: a) aproximação–esquiva: uma mesma resposta produz reforçadores e punidores, b)
aproximação–aproximação: duas ou mais respostas produzem diferentes reforçadores, c) esquiva-esquiva: duas
ou mais respostas evitam, cada uma, um de dois ou mais estímulos aversivos.
*Conhecimento explícito: Ex. descrever como se dirige (“saber” sobre).
*Conhecimento tácito: Ex. dirigir com certa habilidade (“saber” como).
*Contigüidade: não há relação de contingência.
*Contingência: 1) no caso do comportamento respondente, se trabalha com as relações entre estímulo e
resposta. Já no caso do comportamento operante, é mais comum se trabalhar com as relações entre estímulo
antecedente, resposta e conseqüência (contingência de três termos). 2) contingências de quatro termos incluem o
estímulo condicional na contingência de três termos, e as contingências de cinco termos incluem o estímulo
contextual na contingência de quatro termos.
*Contingência próxima: geralmente envolve reforçadores sociais.
*Contingência última: geralmente não envolve reforçadores sociais.
*Contingências entrelaçadas: este se diferencia de encadeamento de respostas por envolver necessariamente a
relação entre estímulos e comportamentos de duas pessoas – na cadeia pode ser do próprio indivíduo.
*”Contra pliance”: Ex. uma pessoa pede a outra para que não abra a porta, e esta abre somente para provar à
primeira que ela não aceita ordens.
*”Contra tracking”: Ex. em um jogo de vôlei, pode-se imaginar um jogador que sempre erra o palpite quando
grita se as bolas vão cair dentro ou fora da quadra. Em uma jogada que ele falar “fora”, os parceiros do seu time
podem achar que está dentro e irem atrás da bola.
*Cópia: presença de correspondência ponto a ponto.
*Correspondência ponto a ponto: os estímulos discriminativos e as respostas precisam ter dois ou mais
componentes. Ex. a palavra escrita “gato” e a palavra falada “gato”. A letra G da palavra escrita controla a letra
G da palavra falada e assim também para todas as outras letras.
*Custo da resposta: em geral observa-se que quanto maior o custo da resposta menos provável é sua
ocorrência (e vice-versa).
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*Desamparo aprendido: Ex. rato toma choque independentemente do comportamento que emitir. Nota-se que
com o tempo este para de emitir comportamentos comuns de fuga ou esquiva (relação com depressão em
humanos).
*Deslocamento: 1) mesma função com topografia semelhante; 2) em geral envolve estimulação aversiva.
Ex. sujeito é xingado pelo chefe e briga com a família em casa.
*Discriminação condicional: base para estudos de equivalência de estímulos.
*Discriminação interclasses: se relaciona com o processo de formação de conceitos.
*Discriminação relacional (ou aprendizagem relacional): Ex. “maior que…”, “menor que…”, etc.
*DRA: Ex. em uma situação clínica, um terapeuta que nota que um cliente apresenta freqüência muito alta de
relatos sobre os problemas que lhe aconteceram durante a semana, pode liberar os mesmos reforçadores quando
ele começar a relatar avanços no processo psicoterapico.
*DRH: Ex: tempo necessário para os dois cliques do mouse serem efetivos para abrir programas no computador.
*DRI: Ex. em um contexto escolar, processo de reforçar o comportamento de alunos indisciplinados quando
estes se assentam perto do professor, quando estes conversam apenas no fundo da sala.
*DRL: Ex: tempo necessário para abrir algumas portas de geladeira, após já tê-la aberto antes.
*DRO: Ex. pais reforçam qualquer comportamento do filho, menos o de fazer bagunça.
*DRP: Ex. datilografia, dança, música – necessitam de um ritmo específico.
*Ecóico: presença de correspondência ponto a ponto.
*Efeito de Garcia: poucos emparelhamentos são necessários e se pode transcorrer longos períodos de atraso
entre CS e US.
*Emparelhar: os estímulos podem adquirir funções similares aos dos estímulos que foram emparelhados.
*Esquema de intervalo: o intervalo é medido a partir de algum evento: o início de um estímulo, o último
reforçador ou o final do outro intervalo. Após esse intervalo a primeira resposta é reforçada (as resposta que
ocorrem antes do intervalo não têm efeito).
*Esquema de razão: as respostas que ocorrem antes são cumulativas.
*Estímulo condicionado: também chamados de punidores ou reforçadores secundários (no caso do
comportamento operante) ou CS (no caso do comportamento respondente).
*Estímulo condicional: também chamado de 4o termo da contingência (alguns o consideram apenas como um
tipo de estímulo composto).
*Estímulo contextual: também chamado de 5º termo da contingência (alguns o consideram apenas como um
tipo de estímulo composto).
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*Estímulo incondicionado: também chamados de punidores ou reforçadores primários (no caso do
comportamento operante) ou US (no caso do comportamento respondente).
*Estímulo neutro: estímulo que não afeta o responder (no caso do comportamento operante), ou representado
pela sigla NS (no caso do comportamento respondente).
*Estímulo pré-aversivo: também chamado de estímulo aversivo condicionado (relação com ansiedade).
*Evocar: a dúvida pode ser decorrente em um caso onde a topografia dos dois comportamento seja semelhante,
ou em um caso onde haja duplo controle.
*Explicação circular: Ex. pergunta 1:“por que ele foi agressivo”? resposta 1: “por causa do ID”. Pergunta 2:
“como se sabe que o ID existe”? Resposta 2: “pela sua agressividade”.
*Extinção operante: 1) no início do procedimento a taxa da resposta a ser extinta aumenta consideravelmente e
aos poucos se reduz até atingir níveis semelhantes aos obtidos antes de ser aprendida; 2) em geral, a extinção é
conhecida por ser um processo mais lento, menos aversivo e com efeitos mais permanentes do que os
observados na punição.
*Ficção explanatória: Ex. pergunta: “por que um objeto cai quando eu o jogo no chão”? resposta: “por causa
da gravidade”.
*Generalização intraclasse: se relaciona com o processo de formação de conceitos.
*Gradiente: tipos: gradiente de generalização, de extinção, de discriminação, etc.
*Imediaticidade: facilita estabelecimento de relação de contingência.
*Impulsividade: em geral envolve: a) a de troca de um reforçador de maior magnitude a longo prazo, por outro
de menor magnitude a curto prazo; ou b) a submissão a uma condição aversiva de maior magnitude no presente
ao invés de entrar em contato com uma outra de menor magnitude no futuro.
*Intraverbal: relação arbitrária.
*Lapso de memória: geralmente devido à presença de alguma função aversiva (sem haver discriminação deste
controle pelo sujeito que está se comportando).
*Lei do efeito: formulada por Thorndike.
*Magnitude: geralmente é proporcional à intensidade de um estímulo.
*Mando: 1) possui reforçador específico e beneficia mais o falante; 2) Ex. pedidos e ordens; 3) extensões do
mando: supersticioso, mágico, etc.
*Mando distorcido: Ex.: perguntar “quantas horas?” quando se queria dizer “já quer ir embora?”
*Mando impuro: Ex.: perguntar “você tem carro?” quando se que dizer “eu tenho carro”.
*Mando mágico: Ex. falar “pára chuva!”.
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*Mando supersticioso: Ex. em um jogo de baralho falar “venha valete, venha…” e a carta pedida aparecer –
fortalece comportamento de pedir (tipo de comportamento supersticioso).
*”Match-to-sample”: muito usado em estudos de equivalência de estímulos.
*Mentalismo: Ex. pergunta: “por que ele brigou com a namorada”? resposta: “porque ele estava com raiva”.
*Método experimental: é necessária a existência de três condições para um método ser considerado
experimental: é preciso que haja manipulação de variáveis, controle de manipulação de variáveis e
randomização da amostra.
*Modelação: um modelo pode ser perito ou instrutor.
*Operação estabelecedora: tipos: operação estabelecedora incondicionada e condicionadas (substituta,
reflexiva, transitiva).
*Operação estabelecedora condicionada reflexiva: Ex. a luz do painel do carro emparelhada com a parada do
carro por falta de combustível. Aumenta a probabilidade de emissão do comportamento de abastecer o carro.
*Operação estabelecedora condicionada substituta: Ex. dinheiro que sempre aparece juntamente com
apresentação de comida em estado de privação, também adquire propriedades motivacionais.
*Operação estabelecedora condicionada transitiva: Ex. um telefone público seria uma operação
estabelecedora condicionada transitiva para o comportamento de procurar um cartão no bolso.
*Operação estabelecedora incondicionada: Ex. estimulação dolorosa, variações da temperatura em níveis
extremos (alta e baixa), administração de drogas, estimulação proprioceptiva, e variações nas operações de
privação e saciação de variáveis relacionadas à estimulação sexual, alimento, água, oxigênio, atividade, sono e
estimulação sensorial.
*”Pliance” (complacência): maior relação com o comportamento do falante “mando”, e com a obtenção de
reforçadores arbitrários (maior benefício do falante).
*Potenciação: principalmente sob estimulação aversiva.
*Prática cultural: Ex. conjunto de ações comunitárias de uma sociedade que envolve dar alimento a pessoas
necessitadas – uma pessoa doa comida, outra reúne os necessitados, outra os leva para casa, etc.
*Pré-condicionamento sensorial: ordem de fases inversa ao condicionamento de segunda ordem.
*Princípio de Premack: não há funções intrínsecas dos estímulos (diz sobre a relatividade e a possibilidade de
reversibilidade dos conceitos).
*Propriedades comuns: Ex. aprender a falar a palavra casa, e ser capaz de pensar na mesma palavra.
*Punição: 1) desvantagens de seu uso (principalmente da punição positiva): produção de respostas emocionais
aversivas, conflito de respostas e contracontrole; 2) vantagens do seu uso: efeito imediato, não exige grande
treino do agente punidor e seu efeito não varia de acordo com privação e saciação.
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*Quadro relacional: Ex. se as relações AB e BC fazem parte do quadro “o oposto de”, então a relação BC faz
parte da relação “o mesmo de”.
*Recompensa: pode ou não funcionar como um estímulo reforçador. Tal função só pode ser determinada
observando o efeito que a apresentação do estímulo tem sobre o responder futuro do organismo.
*Recuperação espontânea: observado após aplicação de procedimentos de extinção respondente e operante.
*Redução da resposta: em geral envolve estimulação aversiva. Ex. falar tudo o que acha de alguém e ser
punido, aumenta a probabilidade de posteriormente a pessoa falar cada vez menos, até chegar ao ponto de só
pensar sobre o assunto.
*Reflexividade: desempenho emergente (sem treino direto) que pode ser observado em procedimentos de
match-to-sample (uma das três propriedades necessárias para poder se observar uma relação de equivalência
entre estímulos).
*Reflexo condicionado: efeito semelhante ao observado na relação entre US e o UR (necessita de treino para
sua ocorrência).
*Reflexo incondicionado: relação com base na história filogenética (não necessita de treino para sua
ocorrência).
*Reforçador arbitrário: relação com obtenção de reforço negativo. Ex.: mudar comportamentos porque o
terapeuta pediu.
*Reforçador extrínseco: Ex: músico que toca por dinheiro.
*Reforçador generalizado: Ex.: dinheiro.
*Reforçador intrínseco: Ex. músico que toca pela estimulação sensorial que o instrumento produz.
*Reforçador natural: relação com obtenção de reforço positivo Ex.mudar porque os novos comportamentos
produzem contato com novos reforçadores.
*Reforçador social: respostas mais flexíveis e, em geral, relacionadas com esquemas intermitentes
*Reforçamento: 1) vantagens do seu uso: evita subprodutos da punição; 2) desvantagens do seu uso
(principalmente do reforçamento positivo): desempenhos hedonistas (sem obrigações), ausência de respostas de
esquiva (defesa de perigos), menor resistência à frustração.
*Reforçamento acidental: resulta em um aumento na freqüência do comportamento, mesmo sem haver relação
de contingência com o estímulo.
*Reforçamento diferencial: resulta em uma diferenciação de respostas.
*Regra: 1) pode possuir múltiplas funções como, por exemplo, as funções de estímulo discriminativo, operação
estabelecedora, etc; 2) sempre envolve duas contingências (próxima e última); 3) uma regra pode ser descritiva
ou prescritiva.
*Regra descritiva (ou implícita): menor custo para sua emissão, mas diminui a efetividade de seu seguimento.
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*Regra prescritiva (ou explícita): maior custo para sua emissão, mas aumenta a efetividade de seu seguimento.
*Relação emergente: observado, por exemplo, em procedimentos de equivalência de estímulos.
*Resposta colateral: Ex. ver alguém com o braço segurando a mandíbula e ver alguém perguntar “seu dente
está doendo?” ou ver alguém ficando vermelho e ouvir “acho que você está com vergonha”.
*Resposta controladora: presença de discriminação das variáveis que controlam sua ação (relação com
autocontrole).
*Ressurgência (ou regressão): geralmente por uma ausência de repertório, suspensão de reforço em uma
situação presente ou punição de comportamento antes reforçado.
*Seleção por conseqüências: 1) abrange os níveis filogenético, ontogenético e cultural de determinação do
comportamento; 2) análogo ao modelo darwinista de seleção natural (restrito ao nível filogenético).
*Sensibilização: Ex. dar um choque elétrico em uma pessoa, pode tornar mais provável que um ruído intenso
subseqüente produza uma reação de sobressalto.
*Simetria: desempenho emergente (sem treino direto) que pode ser observado em procedimentos de match-tosample
(uma das três propriedades necessárias para poder se observar uma relação de equivalência entre
estímulos).
*Simetria da transitividade: desempenho emergente (sem treino direto) que pode ser observado em
procedimentos de match-to-sample (usado como forma direta de se testar se houve equivalência).
*Sublimação: 1) mesma função com topografia diferente; 2) em geral envolve estimulação aversiva. Ex.
ninfomaníaco é punido pela sociedade por expressar suas fantasias sexuais e começa a pintar quadros obscenos.
*Tato: 1) esta resposta possui reforçador generalizado e beneficia mais o ouvinte; 2) Ex. avisos e conselhos; 3)
extensões do tato: genérica, metafórica, metonímica, etc.
*Tato distorcido: Ex.: falar “eu fiz o dever” quando na verdade outra pessoa fez o dever (mentira).
*Tato genérico: somente a primeira resposta sofreria essa classificação – as demais são devido à reforçamento
Ex. aprender a falar cachorro na presença de um pastor alemão e depois emitir o mesmo comportamento na
presença de um fila.
*Tato impuro: Ex.: falar “estou com sede” quando se queria dizer “você pode pegar água pra mim?”
*Tato metafórico: somente a primeira resposta sofreria essa classificação – as demais são devido à
reforçamento Ex. “aquela senhora é um doce”.
*Tato metonímico: somente a primeira resposta sofreria essa classificação – as demais são devido à
reforçamento Ex. “O palácio do planalto aprovou a nova lei” (o presidente).
*Tato por solecismo (ou catacrese): somente a primeira resposta sofreria essa classificação – as demais são
devido à reforçamento Ex. “todos puderam embarcar no avião” (palavra originalmente usada somente para
embarcações).
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*Tatos não tateáveis: Ex. “ninguém me ama”, “todos os homens são iguais”.
*Tautologia: Ex. pergunta: o que é memória? resposta: é uma rede de memória…
“Time out” (pausa): alguns autores utilizam esse conceito como sendo um exemplo de extinção, e outros como
de punição negativa.
*”Tracking” (trilha): maior relação com o comportamento do falante “tato”, e com a obtenção de reforçadores
naturais (maior benefício ouvinte).
*Transitividade: desempenho emergente (sem treino direto) que pode ser observado em procedimentos de
match-to-sample (uma das três propriedades necessárias para poder se observar uma relação de equivalência
entre estímulos).
*Treino: de forma geral, pode-se observar que quanto maior o número de repetições, mais fortalecida a relação.
*Variável dependente: 1) no caso da análise do comportamento é o comportamento 2) eixo Y, ordenada.
*Variável experimental: termo substituto para variável independente (o nome do último já pressupõe relação
antes da investigação).
*Variável independente: 1) no caso da análise do comportamento é o que controla o comportamento /
respondente = estímulo antecedente / operante = conseqüências; 2) eixo X, abscissa.
*Variável sob observação: termo substituto para variável dependente (o nome do último já pressupõe relação
antes da investigação).
*Vernáculo: Ex. força de vontade, Deus, etc.