Sobre a guerra

Sobre a desigualdade social e a conivência
setembro 27, 2006
Sobre o existencialismo
setembro 27, 2006
Exibir tudo

Sobre a guerra

Exércitos Ocidentais na Rússia (León Tolstói)

Em junho de 1812, os exércitos ocidentais transpuseram as fronteiras da Rússia e começou a guerra. Quer dizer, um acontecimento contrário à razão e à natureza. Milhões de homens foram cometer crimes – pilhagens, incêndios e assassínios – mais crimes do que contêm todos os tribunais do mundo. Durante esse período, os poderosos, verdadeiros responsáveis por esses crimes, não viram crime algum. Sua experiência já lhes ensinara que a guerra é o que vale. O que acontece na guerra não lhes tem a menor importância.

Sobre o(a) autor(a): 1828-1910. Escritor russo de grande influência na literatura política de seu país.Grandes obras: Guerra e Paz / Anna Karenina.

___________________________________________________________________

Xadrez (Rosario Castelanos)

Porque éramos amigos e, talvez, para juntar outros interesses aos muitos que nos obrigávamos, decidimos jogar jogos de inteligência. Pusemos um tabuleiro frente a nós, equitativo em peças, em valores e em possibilidades de movimentos. Aprendemos as regras, juramos respeitá-las, e a partida teve início. Eis-nos aqui, há um século sentados, meditando encarniçadamente em como dar a estocada última que aniquile inapelavelmente e para sempre… o outro!

Sobre o(a) autor(a): Nasceu em 1925 na Cidade do México. Estudou Filosofia e Letras. Professora, diretora de teatros e embaixadora do México em Israel entre 1971 – 74.

____________________________________________________________________

EVOLUÇÃO

“O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro”.

Mario Quintana – Caderno H

___________________________________________________________________

“As ciências físicas atingiram um tal estado de desenvolvimento que agora todos os homens podem morrer juntos. Cabe agora às ciências sociais atingirem um tal estado de desenvolvimento de forma que todos os homens possam viver juntos”.

R. Stagner

__________________________________________________________________

“O assassinato dentro da própria espécie, seja em escala individual ou coletiva, é um fenômeno desconhecido no reino animal, exceto pelo homem e por algumas variedades de ratos e formigas”

Arthur Koestler

__________________________________________________________________
” Apenas uma guerra é permitida à espécie humana: a guerra contra a extinção.”

Isaac Asimov
________________________________________________________________