Psicoterapia Infantil, terapia infantil, terapia para crianças

Como dar limites aos filhos e evitar dependências
novembro 29, 2012
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Psicoterapia Infantil, terapia infantil, terapia para crianças

1) A psicoterapia faz uso de atividades lúdicas mas não é ludoterapia. As atividades lúdicas envolvem objetivos claros. Serve como Operação Estabelecedora (Operação Motivacional), como atividade com efeito Premack, como estimúlo reforçador etc.
Para alguns autores brincar permite que se trabalhe com diversos aspectos relevantes, a depender das características de cada caso(de Rose, J.C.; Gil, M.E.C. de A ., 2003). O brincar:
• Amplia e refina o repertório verbal na qualidade de ouvinte e de falante.
• Desenvolve o repertório de seguir instruções.
• Amplia as possibilidades de a criança intervir no meio.
• Modela Rs semelhantes às utilizadas em situações futuras e/ou no mundo adulto, incluindo repertórios sociais.

2) Tem contato com a orientadora pedagógica e com a escola para obter informações e poder até orientar os professores da criança.

3) Uso de atividades que envolvam a elaboração de histórias, desenhos, quadrinhos, fantasias, fantoches, dramatizações, entrevistas, leitura de histórias clássicos infantis, literatura contemporânea ou histórias elaboradas pelo psicólogo ou cliente.

A terapia comportamental acredita que a orientação aos pais é primordial para ajudar na tratamento do menino(a). Por isso o papel do atendimento de pais na terapia infantil envolve:

1) Coleta de informações:
– Queixa atual; histórico do “problema”.
– Atribuições feitas pelos membros da família e pela criança.
– Tentativas de solução.
– Desenvolvimento da criança (repertórios motores, cognitivos, sociais etc).
– Hábitos, rotina, valores e práticas familiares.
– Pesquisa de fatos “marcantes”.
– Histórico escolar.

2) Monitoramento do processo psicoterápico.
3) “Treinar” os pais em análise funcional:
– Comportamentos: próprios, filhos, professores etc.
– Identificação de contingências controladoras dos comportamentos-alvo, alternativos e incompatíveis (hipóteses).
– Planejamento para teste/ alteração de contingências.
– Implementação: dificuldades, adaptações, resultados.
– Manutenção e generalização.
– Prevenção.

4) Desenvolvimento de comportamentos desejáveis através de consequenciação direta:
– Refinar habilidades de observação.
– Aprimorar / instalar habilidades de comunicação.
– Aprimoramento do controle de estímulos (respostas e variáveis ambientais relevantes).
– Mediação de conflitos / tomada de decisão.

5) Sessões conjuntas.